sexta-feira, 25 de julho de 2008

Testemunho escrito, no avião, a caminho de casa:

Rochester, 2008

Após 15 dias de aventura e aprendizagem, sentimo-nos com saudades do nosso lar mas fundamentalmente, com grande satisfação por termos tido oportunidade, não só de melhorar o nosso inglês, como também de conviver com pessoas fantásticas de diferentes nacionalidades. Foi pois, perceptível, o quanto a língua inglesa é importante para compreendermos o mundo lá fora e para sermos entendidos. Nos dias de hoje, somos “obrigados” a abstrairmo-nos da distância e embarcarmos rumo a novos sítios, com vista a melhores futuros.

É notável os contactos que se estabelecem, bem como o interesse em nos conhecermos mutuamente e mostrarmos um pouco do nosso país.

Com lágrimas e abraços, foi tempo das últimas conversas e fotografias.

Novamente rumo a Portugal com o desejo de repetirmos a aventura, voamos num sono pesado, tentando relembrar os momentos mais caricatos.

Carolina Romano (10º ano A)

Uma despedida cheia de emoção

A manhã do último dia em Inglaterra foi dedicada à preparação de uma festa para a Ana Rita Pedroso, que fazia 13 anos. Como lhe queriamos fazer uma surpresa, alguns colegas distrairam-na enquanto enfeitávamos a sala de refeições com balões e fitas e decorámos um bolo de aniversário. Quando a Ana chegou ao refeitório para almoçar, foi recebida com uma grande salva de palmas e com um "Happy birthday" cantado com várias pronúncias: eles eram italianos, chineses, espanhois, alemães... parecia que as Nações Unidas celebravam o aniversário da Ana!
No final de almoço, depois das últimas despedidas, partimos rumo ao aeroporto. Durante esta viagem foram recordados vários momentos da nossa estadia em Canterbury. Recordações estas, acompanhadas de muitas gargalhadas e de algumas lágrimas. A maior parte dos nossos meninos só falava em repetir esta experiência para o ano.
Já no aeroporto tudo correu sem sobressaltos. Esperamos pelo grupo de Rochester, fizemos check-in e embarcamos rumo a casa, onde esperavam os pais, irmãos, amigos...

As leaders, perante a experiência vivida foram envolvidas pela afectividade, e por uma súbita saudade consequente de recordações intemporais.
Momentos de ternura, de comunicação, de aventura e de crescimento. Esse jogo de sonhos e de diversas emoções será um marco vivo, parte integrante do presente e  semente fértil no futuro dos nossos meninos.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

A caminho do aeroporto

Este será o último texto escrito em solo Britânico, pois estamos, neste momento, a caminho do aeroporto de Heathrow para apanhar o nosso voo de regresso às nossas casinhas e às nossas famílias.

No entanto achei que gostariam de saber sobre a noite de ontem e a manhã de hoje.

A noite foi dedicada ao espectáculo, ou seja Performance Night. Todos os alunos, divididos nas suas respectivas turmas, desempenharam algum tipo de papel, desde representar, cantar, dançar,…etc . No final foram distribuídos os tão receados certificados de frequência. Digo receados porque só ontem é que os alunos se aperceberam que os certificados teriam notas e isto eles não esperavam. Mas não se preocupem, os nossos meninos obtiveram classificações muito boas, o que me deixou bastante orgulhosa. Aliás devo dizer que vários professores ingleses fizeram questão de me vir dizer que estavam muito surpreendidos com o nível de inglês dos nossos alunos e que eram muto bem comportados nas aulas.

A manhã iniciou-se como habitualmente, com o pequeno almoço em King’s School e depois partimos para Greenwich para a nossa última visita. A viagem foi feita de comboio, ao qual já nos habituamos, e visitamos o Maritime Museum , assim como o Royal Observatory onde os alunos viram e pisaram o Meridiano de Greenwich.

De regresso ao KIAD, fecharam-se as malas, comeram-se umas pizzas (a pizza hut vai sentir a nossa falta)e aguardamos este autocarro que nos transporta para o aeroporto, ao qual chegaremos brevemente e onde o outro grupo já nos espera.

Despeço-me com um até logo.

Os ultimos momentos

Dia 21 (2a feira) foi um dia sem grandes aventuras. "Raptámos" os alunos das actividades desportivas que teriam da parte de tarde e vieram connosco até ao centro da cidade para estarmos com o grupo de Rochester que mais uma vez veio visitar a linda cidade de Canterbury, e tambem para gastar mais umas libras com as últimas prendinhas...

Dia 22 (3a feira) É a véspera da partida... Já alguma saudade paira no ar. Fizeram bastantes amigos e pensar que provavelmente não os vão voltar a ver deixa-os um pouco tristes... Assinam t-shirts, trocam e-mails, choram... Durante a tarde estiveram, com as suas turmas, a preparar uma pequena peça de teatro que apresentaram depois do jantar. Todos os dias revelam os seus talentos. A noite terminou com a entrega dos certificados aos nossos alunos. Que alunos excepcionais! As notas foram excelentes e os professores teceram-lhes muitos elogios, tanto relativos ao aproveitamento, como ao comportamento. A noite terminou com os meninos a fazerem as malas.

Faces...

Última noite em terras de sua Majestade. As malas estão quase prontas, por isso ainda há tempo para conversas, as meninas e uns joguinhos de cartas, os meninos. Há que aproveitar ao máximo esta noite juntos, pois já houve lágrimas e choro só de pensar na separação que haverá amanhã, não só das novas amizades, mas também dos colegas quando aterrarmos em Portugal. Os nossos alunos já não se imaginam sem a rotina que aqui adquiriram ( levantar cedo, jantar cedo e até deitar cedo), alguns dizem mesmo que gostariam de cá continuar mais algum tempo. É engraçado ver como mudaram de opinião. Talvez isto se deva ao ambiente que aqui se gerou, às amizades que se desenvolveram e ás experiências que viveram em conjunto. E assim se aproxima o fim desta aventura por terras Britânicas.

terça-feira, 22 de julho de 2008

ultimo dia de aulas...

Ultimo dia de aulas...ufa………dizem alguns alunos. Finalmente vamos poder descansar. Não é que não gostassem das aulas, mas gostaram especialmente do convívio com os outros alunos de outras nacionalidades que lhes permitiu por em pratica todos os conhecimentos que traziam e desenvolveram em solo Britânico. Por vezes atrapalhavam-se, mas em situações reais utilizavam várias estratégias para conseguir comunicar com os outros e é fundamentalmente isso que se pretendia com este curso, que os alunos praticassem o inglês e que ganhassem confiança para se exprimirem sem receios. Espero que isto se reflicta nas aulas do próximo ano lectivo.

A tarde de hoje será dedicada à preparação do espectáculo em que todos irão participar à noite. Os ensaios decorrerão durante a tarde com os professores de cada turma. Enquanto isto, um pequeno grupo dos nossos alunos voltarão mais uma vez comigo a Londres, para personalizar as famosas chuteiras do Diogo e do Rui.

À noite teremos o espectáculo apresentado por todas as turmas e serão entregues certificados de frequência do curso de verão.

Até mais tarde

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Da vossa leader...

Olá,
Vejam lá! Só hoje é que conseguí visualizar o blog. Como sabem andei aterefada ao longo deste fim-de-semana.
Pelos vídeos que ví, a alegria e a boa disposição continuam a reinar por terras de vossa majestade. Que bom! Fico feliz em saber que tudo continua a correr bem na companhia da vossa excelente leader, Doutora Deolinda.
Quero, acima de tudo, felicitar-vos pela vossa atitude ao longo destes dias. Nunca me sentí tão orgulhosa por acompanhar tão nobre meninos, cujos elogios são constantes. Adorei partilhar esta experiência convosco e quero que saibam, que nunca me esquecerei de todos os momentos que estivemos juntos. Momentos enriquecedores, onde a aprendizagem foi recíproca.